Algumas produções...

Modelos de computação para a Internet das coisas (IoT)

Artigo publicado no Portal Embarcados, abordando alguns modelos de computação para uso em aplicações na Internet da Coisas.  Conhecer vários modelos de computação para a IoT, pode auxiliar ao desenvolvedor na escolha que seja mais adequada para a aplicação, auxiliando para que aumente o sucesso do sistema desenvolvido.

Disponível em: Modelos de computação para a Internet das coisas (IoT)

Mestrado em Ciências da Computação na Área de Inteligência Computacional

Dissertação sobre a utilização da tecnologia IoT aplicada ao desenvolvimento de dispositivos inteligentes na área da educação tecnológica, com o título: Plataforma de Aprendizagem Baseada em IoT: Um Experimento em Bancada Didática.

Disponível em: Dissertação de Mestrado

Especialização em Telecomunicações

Trabalho de Conclusão de Curso, culminando no desenvolvimento de um Acelerômetro Wireless de Três Eixos, para aplicações de uso geral.

Disponível: Tcc_Telecomomunicações

Especialização em Redes de Computadores

Trabalho de Conclusão de Curso, culminando no desenvolvimento de uma Revisão Bibliográfica sobre os Protocolos de Redes Industriais mais Utilizados no Mercado (2011).

Disponível: TCC sobre Redes Industriais

Apostila introdutória sobre CLP (Controladores Lógicos Programáveis)

Em 1998, quando ainda era escasso o material de estudo em português, sobre Controladores Lógicos Programáveis, escrevi uma apostila sobre esse assunto para um curso de qualificação profissional, financiado com verba do FAT ( Fundo de Amparo ao Trabalhador). Esse material, embora básico, ainda é bastante útil para a introdução sobre o assunto.

Disponível: Apostila de Controladores Lógicos Programáveis